MEDIR E AVALIAR: PROCESSOS DISTINTOS

 

“A balança dá somente o peso;

 não diz se é de ouro ou de prata”

(Provérbio Alemão)

 

 

Outra prática relevante de todos os tempos é a avaliação, que permeia a vida inteira. A todo instante avaliamos e somos avaliados. Ajuizamos as características de objetos e de pessoas, dizendo-os incomuns ou vulgares, simples ou complicados, flexíveis ou rígidos, atraentes ou desinteressantes e assim por diante.

 

Embora medida a avaliação se complementem, guardam diferenças marcantes, que é preciso observar. Na mensuração, verificamos a extensão, a quantidade, a massa ou o grau de intensidade dos atributos de algum ser, comparando tais dados com determinada grandeza, adotada como unidade. Na avaliação, nós é que atribuímos valor ao observado conforme nossos propósitos. O resultado da mensuração é um número frio, igual para todos os examinadores – como o total de reprovações em certo vestibular ou de patentes concedidas a novos medicamentos, durante determinado período. Já o resultado da avaliação representa uma tomada pessoal de posição diante dos dados colhidos na realidade (postura que no caso poderia ser uma apreciação das implicações sociais do insucesso escolar ou do avanço da indústria farmacêutica). Na avaliação, há mais risco de erro que na medida, porque ela exige julgamento de valor. Visto que cada pessoa percebe e interpreta a realidade de acordo com a própria ótica, que por sua vez depende da experiência de cada uma, nossas avaliações refletem nossos quadros pessoais de referência. Daí a recomendação de apoiá-las o máximo possível em fatos.

 

De dois processos, o mais complexos é a avaliação, porém, ambos se subordinam aos fins visados, que condicionam: o ângulo em que o observador se situa; a ordem de prioridade dos valores que orientam o seu julgamento (quem avalia um quadro o aprecia diferentemente de quem o pintou, quer comprá-lo ou precisa vendê-lo), e o grau de precisão exigido na medida.

 

 

Ethel Bauzer Medeiros, Medidas Psico&Lógicas, Introdução à Psicometria.

 

 

Voltar para Avaliação Psicológica

Navegue pelo site também através do Menu à esquerda

 

 

 


 Home

 

 

  Site Map